Filósofo, teólogo escolástico e tradutor escocês nascido no povoado de Duns, em Maxton, Escócia, quando Tomás de Aquino e Boaventura de Bagnoregio encontravam-se no auge de sua produção científica, chamado por seus contemporâneos de Doctor Subtilis pela fineza e profundidade de sua doutrina. Estudou em Oxford, onde aprendeu uma concepção extremamente rigorosa de procedimento demonstrativo, e em Paris, centro de polêmicas entre tomistas, averroístas e agostinianos, onde amadureceu a necessidade de ir além daqueles contrastes, baseando-se, por um lado, na autonomia e nos limites da filosofia e, por outro, no âmbito específico e na riqueza dos problemas da teologia. Completou seus estudos filosóficos no convento franciscano de Haddington, onde vestiu o hábito (1278). Ainda estudou teologia em Northhampton, na Inglaterra e ordenou-se sacerdote (1291). Esteve em Paris (1291-1296) aprofundando seus conhecimentos filosóficos e teológicos, e voltou depois para Cambridge, na Inglaterra, indo trabalhar no estúdio dos Frades menores, anexo à Universidade de Cambridge, onde começou a comentar as Sentenças de Pedro Lombardo. Ensinou em Oxford (1300-1302) e em Paris (1302-1303) quando, por discordar de um pedido de Filipe, o Belo, para participar de um concílio contra o papa Bonifácio VIII, foi obrigado a voltar para Oxford. Ainda voltou a Paris (1305), para obtenção da licenciatura em Teologia Sagrada, voltando depois a Colônia, onde, depois de um ano de ensino, morreu nesta cidade, Köln, e foi sepultado na igreja de São Francisco daquela cidade. Suas principais obras foram Reportata parisiensia, Lecturae cantabrigenses e Ordenatio, a mais importante.
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