• “Adianto aos leitores de meu blog, que ele deve ser lido pausadamente, é de que não conheço a arte de ser claro para quem não deseja ser atento."

  • "Se você tivesse acreditado nas minhas brincadeiras de dizer verdades, teria ouvido muitas verdades que insisto em dizer brincando... Falei, muitas vezes, como um palhaço, mas nunca desacreditei da seriedade da plateia que sorria." Charles Chaplin

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

O Senhor Das Moscas

Mesmo sendo um filme difícil de ser comentado, ouso apresentar minha interpretação. O filme “O senhor das Moscas”, ao meu ver, é uma estória que começa com pouco sentido e termina com nenhum. Inicia-se com uma cena onde todos os integrantes estão dentro do mar e, um deles resgatando um senhor de mais idade. Os personagens é um grupo de crianças abaixo de treze anos e um velho aparentando uns cinqüenta anos. Em seguida todos chegam a margem de uma ilha, servidos de um barco salva-vidas.
Segundo o relato de um personagem, eles estavam fugidos de seu país natal, ao que consta eram pertencentes a um internato, onde recebiam educação para a reintegração à sociedade, por provavelmente terem cometido pequenos delitos. O senhor de idade permanece inconsciente ao longo de todo o filme, salvo o momento em que recupera as forças e foge do meio dos garotos. Já na ilha, procuram sobreviver da melhor maneira possível. De início elegem um líder para comandá-los e elaboram algumas regras para serem seguidas. Nestes aspectos, reproduzem literalmente a sociedade onde viviam, mas em menor proporção, por não terem compreendido ainda o sentido da organização a qual um grupo afim está envolvido.
O fato de serem crianças não lhes permitiu assumir todas as responsabilidades a que deviam. Em uma passagem, após elegerem uma fogueira como meio de alarme que estavam na ilha, para um possível resgate e, após alguns deixarem a fogueira apagar, se desentendem e se dividem. Criado dos grupos, o desertor, guiado por um líder carismático, promete tudo o que não tinham e queriam ter no primeiro. A maioria o segue. O primeiro líder, elegido anteriormente por unanimidade, mas fracassado com o tempo, servia-se da razão como guia de suas escolhas e decisões. Já o segundo, o carismático, seguia as inclinações e paixões para conduzir os que o acompanhava. Facilmente consegue fazer todos acreditarem que são forte e caçadores. Insere uma ideologia que define todo o desfeche final. Após uma das caçadas, por cometerem um engano, passam a acreditar na existência de um monstro na ilha. Isso lhes faz preparar-se mentalmente para enfrentá-lo e na ocasião onde estão reunidos, após um dos garotos aparecer correndo na direção deles, matam-no como se fossem o monstro. O primeiro ato brutal do grupo. Porém, este acontecimento não os afeta emocionalmente. Agem como se quem eles tivessem matado era fosse um animal. Ignoram que era uma pessoa e amigo deles. O segundo ato foi outro amigo do grupo, que morre com uma pedra lançada em sua cabeça, por integrantes dos caçadores. Eles acreditam tão fortemente na possibilidade de serem fortes, que destroem tudo que se impõe como obstáculo. Enceram o filme perseguindo o terceiro garoto, o líder racional, que não tinha se juntado ao grupo. Queriam matá-lo para se fortalecerem e tornarem-se donos únicos daquelas terras. Salvo por soldados russos que lhes encontrara, o garoto não delata seus perseguidores.
O filme tem um todo que deixa quem assiste um tanto indignado. Mas mostra claramente todos os aspectos do ser humano, com animal e como homem. Também apresenta de forma clara a condição de quem lidera, que deve ser para o bem dos liderados, mas de maneira que agrade-os. Assim como em geral na sociedade, alguns existem por ser mandados e outros para mandar. Aquilo que no espírito humano, seria os governantes e os governados. A todos que forem assistir, e eu recomendo, um bom filme. Contacte-me para discutirmos e apresentar interpretação que não consegui ou não quis fazer.

Um comentário:

Mima Holanda disse...

"Começa com pouco sentido e termina sem nenhum"?????

Queria entender a falta de sentido do filme...

Não acho que naum tenha sentido!!